Falando sobre a importância de The Big Bang Theory para a cultura Geek/Nerd!

Ninguém apostava que aquela série que estreou em 2007 que tinha dois nerds como protagonista, ficaria 12 anos no ar, com seu elenco sendo o mais bem pago de toda televisão e ainda batendo incríveis recorde de audiência na tv americana!

Para quem não conhece ainda, The Big Bang Theory, é uma série que apresenta Sheldon (interpretado por Jim Parson) e Leonard (John Galecki) dois brilhantes físicos que dividem o mesmo apartamento, suas vidas mudam após a chegada de Penny (Kaley Cuoco) ao apartamento da frente. A série também apresenta Howard (Simon Helberg) e Raj (Kunal Nayyar), também cientistas e amigos de Sheldon e Leonard e mais pra frente da primeira temporada temos a chegada da Bernadette (Melissa Rauch) e da Amy Farrah Fowler (Mayim Bialik).

Pois é, através de um comunicado em conjunto, a Warner Bros. TV e Chuck Lorre Productions, anunciaram na quarta-feira (22) que a próxima temporada de The Big Bang Theory será sua última, tendo previsão para terminar em maio de 2019, com o total de 279 episódios!

“Somos eternamente gratos à nossos fãs pelo apoio à The Big Bang Theory durante as últimas 12 temporadas. Nós, junto com o elenco, escritores e demais funcionários, somos gratos pelo sucesso da série e vamos trabalhar para dar à The Big Bang Theory uma temporada final épica e criativa”.

Quando foi renovada pela última vez em 2017, The Big Bang Theory era uma das séries de TV com maior audiência, com uma média de 14,2 milhões de telespectadores e tendo seus atores principais recebendo um salário aproximado de US$ 1 milhão por episódio, Jim Parsons, Kaley Cuoco, Johnny Galecki, Simon Helberg e Kunal Nayyar juntos, recebiam US$ 125 milhões durante uma temporada. A série também tem diversos Emmy Awards e muitas indicações. 

the-big-bang-theory

The Big Bang Theory não se resume a só números de audiências e ou salários astronômicos. A série soube se alimentar da cultura geek e também soube tornar esse universo mais “atraente” para o grande público em geral, que começaram a se aceitar como “nerds”. O estereotipo nerd de hoje não é mais como o de antigamente, que era visto como aquela pessoa muito inteligente, que tirava notas máximas na escola. O nerd de hoje é aquele cara que usa roupa do seu personagem preferido, que vai em todas as pré estreias dos filmes da Marvel/DC, que faz cosplays em eventos e que conhece todos os personagens de Star Wars. The Big Bang Theory ajudou a popularizar esse tipo de nerd, acabando também a ajudar o crescimento da cultura geek. Podemos ver esse crescimento, no cinemas, quando todo mês tem estreia de filmes que antigamente atraia somente o público nerd, hoje atrai milhões de espectadores gerando grandes fortunas de bilheterias, deixando de ser nerd para entrar na categoria pop, caso dos filmes da saga Star Wars e os da Marvel. 

A série trouxe grandes personalidades no decorrer, até então, das 11 temporadas, nomes como: Stan Lee (quadrinista), Neil Degrasse Tyson (astrofísico), Leonard Nimoy (eterno Spock), Stephen Hawking (físico), Carrie Fisher (eterna Leia Organa), James Earl Jones (dono da voz do Darth Vader), entre outros.

2133-elenco-de-the-big-bang-theory-presta-tributo-a-stephen-hawking-tb

A série também ajudou a popularizar coisas como o bordão “Bazinga“, que é usado por Sheldon no final de uma piada e significa, tecnicamente, algo como “te peguei”, e também pode ser usada depois de um comentário sarcástico. Sem contar também no famoso jogo “Pedra, papel, tesoura, largato e Spock“, que tem como regra: Tesoura corta papel, papel cobre pedra, pedra esmaga lagarto, lagarto envenena Spock, Spock esmaga tesoura, tesoura decapita lagarto, lagarto come papel, papel contesta Spock, Spock vaporiza pedra e pedra esmaga tesoura!

Em 2017, estreou Young Sheldon, série que mostra a vida do pequeno Sheldon Cooper no Texas e que será a substituta de The Big Bang Theory. 

young-sheldon

A última temporada de The Big Bang Theory estreia na segunda-feira, 24 de setembro, antes de voltar para sua grade normal na quinta-feira, 27 de setembro. Young Sheldon vai continuar sendo exibida após The Big Bang Theory.

Por: Pedro Furtado