Falando sobre Animais Fantásticos e os Crimes de Grindelwald

Após ampliar as fronteiras do mundo mágico de Harry Potter com Animais Fantásticos e Onde Habitam, J.K Rowling estabeleceu alguns pilares para a nova franquia que contará com cinco filmes, e com isso Os Crimes de Grindelwald traz uma forma nada convencional de se contar uma história, talvez por, ao começar o filme, a sensação que temos é que estamos começando o capítulo de um livro.

Apesar de alguns personagens já terem sido apresentados nos livros e filmes de Harry Potter (e até mesmo em Animais Fantásticos), os únicos personagens com espaço para serem desenvolvidos são Newt (Eddie Redmayne) e Credence (Ezra Miller). Já o Grindewald diz muito e faz pouco, Johnny Depp continua com suas performances caricatas, mas consegue oferecer algo ao personagem que o deixa minimamente interessante (seus discursos políticos e sociais te fazem querer conhecer mais a fundo o personagem). E o Dumbledore de Jude Law transmite vivacidade e personalidade, entregando algo próximo com o que ele se tornou quando mais velho.

Da primeira à última cena, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald é cheio fã service. Há certos momentos em que o espectador de primeira viagem possa ficar perdido, pois não se trata de um filme com início, meio e fim. Apesar de existir muitas ‘pontas soltas’ para os próximos longas da franquia e algumas explicações sobre o que aconteceu antes sejam incluídas, não existe uma jornada clara a ser seguida, o que dificulta a entrada de qualquer um que não tenha embarcado há muito tempo nesse universo.  

Mas há momentos que fazem a saga Harry Potter ganhar mais destaque a partir desse segundo filme, entregando palavras, personagens, feitiços, objetos e locações de nostalgia em algumas ocasiões da trama, algo que faz a narrativa respirar e não atrapalhar seu andamento. E claro, Hogwarts, em toda sua grandiosidade, dá uma sensação de estar de volta em casa.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindewald já está em cartaz nos cinemas. 

Por: Gabriel Senra